Saúde

Com que idade o sistema imunológico de uma criança amadurece?

Por 10 de abril de 2019 Nenhum comentário

O sistema imunológico dos seres humanos é imaturo nos primeiros anos de vida. Com o tempo, as crianças vão fortalecendo a imunidade. Mas, no geral, a infância é marcada por muitas infecções, febre e preocupação por parte dos pais. Por isso, é comum vermos esses pais tendo um grande cuidado com a saúde dos filhos durante a infância.

A maturidade imunológica se estabelece na pré-adolescência, quando o indivíduo já se expôs bastante e já tomou grande parte das vacinas.

 

Mas, o que é o sistema imunológico?

O sistema imunológico é um conjunto de elementos existentes no corpo humano. Esses elementos interagem entre si e têm como objetivo defender o corpo contra doenças, vírus, bactérias, micróbios e outros.

O sistema imunológico humano serve como uma proteção, um escudo ou uma barreira que nos protege de seres indesejáveis, os antígenos, que tentam invadir o nosso corpo. Assim, representa a defesa do corpo humano.

As crianças

O sistema de defesa de uma criança é parcialmente imaturo até os quatro anos de vida. Após tomar a maioria das vacinas fundamentais para o seu desenvolvimento, é que o sistema imunológico da criança estará mais fortificado. Mas, assim como qualquer outra característica do corpo, algumas crianças podem amadurecer o sistema imunológico mais rapidamente que outras. Assim como, algumas crianças podem também ser mais suscetíveis ao contágio de doenças do que outras.

Portanto, a partir dos quatro anos de vida, elas vão se desenvolvendo até completarem sua maturidade por volta dos 12 anos de idade. Para maior proteção das crianças, é muito importante que elas sejam mantidas em aleitamento materno, se possível, até os dois anos de idade ou mais, por conta dos fatores de proteção.

 

A importância da amamentação

Não é à toa que a Organização Mundial de Saúde recomenda amamentação exclusiva até os seis meses e complementar por dois anos ou mais. O aleitamento é essencial no início da vida das crianças. O leite materno é um composto rico, contendo todos os nutrientes para a saúde do bebê, bem como uma boa dose de anticorpos, repassados do organismo da mãe para o neném.

Nenhum produto consegue se equiparar ao leite materno, nem o melhor dos leites artificiais. Por isso, valorize a amamentação, insista, tendo em vista que o início do processo costuma ser bem complicado mesmo. Tenha certeza de que estará fazendo o melhor para seu filho.

O que é imunidade herdada da mãe?

Durante a gravidez, há um processo de transferência das células do corpo da mãe para o feto. Assim, se dá o início do desenvolvimento do sistema imunológico do bebê. Com isso, ele aprende a conviver com essas células, sem atacá-las, o que é conhecido como imunidade herdada da mãe. Por isso, as mães que são portadoras de HIV podem passar para seus filhos a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Mesmo que ao nascer o teste de HIV apresente um resultado negativo e a criança não tenha sintomas, o acompanhamento médico é fundamental até os seis meses de idade para que seja possível identificar se a criança possui ou não a doença.

 

Como as crianças podem ser saudáveis mesmo com o sistema imunológico imaturo?

As crianças que são amamentadas, que recebem as vacinas em dia, que não recebem muitas medicações que agridem a microbiota, que possuem uma alimentação balanceada, sono de qualidade, e recebem muito afeto de seus cuidadores, com certeza vão ter um sistema de defesa mais competente até que atinjam a maturidade a partir dos 12 anos de idade.

6 Dicas para fortalecer a imunidade das crianças

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a imunidade dos pequenos está em formação, não é como a dos adultos. Por esse motivo apenas com o passar do tempo, conforme o organismo amadurece é que os episódios de doença diminuem. No entanto, existem algumas formas de fortalecer a imunidade das crianças com medidas simples e eficazes. Veja só:

O poder da água!

Ensine também seu filho a se hidratar e a gostar de tomar água. Esse componente é essencial nas funções vitais do organismo e ainda ajuda na recuperação mais rápida, quando há uma doença instalada. A dica para ter sempre por perto uma garrafinha é muito certeira. Escolha uma do personagem preferido da criança, que certamente ela vai gostar desse hábito.

A importância da higiene!

Lavar as mãos antes das refeições e ao usar o banheiro, são medidas simples para evitar a ação de micro-organismos oportunistas. Manter uma boa higiene é essencial para manter vírus e bactérias bem longe. Ensine a criança a adotar tais hábitos desde cedo mas sem exageros.

Leve a criança para tomar sol!

O organismo humano precisa de sol. É por meio dele que sintetizamos uma das mais importantes vitaminas, a Vitamina D. Devemos lembrar que, a luz do sol energiza células responsáveis pela imunidade. Por isso, leve, sempre que possível, seu filho para tomar um “solzinho”.

Deixe a criança dormir bem!

As crianças precisam de muito tempo de sono para crescerem bem e de modo saudável. Dormir bem é um excelente remédio para o organismo, já que o descanso auxilia no fortalecimento imunológico e na correta absorção de toda a informação e aprendizado que os pequenos recebem diariamente.

Ensine a criança a comer bem!

Alimentar-se de modo saudável e adequado é um hábito. Por isso, eduque, desde cedo, o paladar da criança. Tenha sempre à disposição frutas, verduras e legumes e varie o cardápio sempre que puder. Vegetais verdes escuros, como couve, espinafre e brócolis, leguminosas, como feijão, ervilha e grão-de-bico, sementes, gengibre, inhame e óleo de coco podem fazer milagres pela saúde, já que dão aquela fortalecida no sistema imunológico.

Invista em animais de estimação!

Crianças que têm contato com animais de estimação, ficam menos doentes, pois estão expostas a mais micro-organismos. Além disso tendem a ter menos alergias, e também quadros de asma. Por isso avalie de modo positivo quando a criança pedir para ter um bichinho. Além do fortalecimento imunológico, com certeza ela se sentirá mais feliz.

O sistema imunológico não é nada mais do que a defesa natural que o corpo tem para combater as infecções, que podem ser causadas por bactérias ou vírus. Embora possa parecer um termo complexo, é de vital importância saber em que consiste e de que forma podemos fortalecê-lo.

As crianças sempre estarão expostas as doenças. A responsabilidade de permitir que eles tenham a proteção básica para ajudá-los a desenvolver um sistema imunológico que garanta o seu bem-estar está suas nossas mãos.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.