Existem mitos e verdades sobre a menstruação e sobre o funcionamento do corpo feminino que foram disseminados durante anos. Embora seja um processo natural que as mulheres passam durante a vida reprodutiva, estreitamente ligada a saúde, ao longo da história há muitos mitos sobre a menstruação que ainda sobrevivem.

Um estudo global realizado, revelou que existe muita desinformação e estigma quando o assunto é menstruação.

A pesquisa revelou que boa parte das brasileiras, precisamente 43%,  não andam descalças ou conhecem alguém que não faz isso durante esse período. Enquanto 31% não lavam o cabelo ou conhecem alguém que evita esta ação durante o ciclo.

Outros estigmas que continuam forte entre nós: 74% das brasileiras deixam de entrar na piscina (versus 68% do resultado global), 66% param de praticar esportes (vs. 56% global), somente 22% não tem medo de levantar durante a aula no período menstrual (vs. 27% global) e apenas 24% não acham a menstruação nojenta (vs. 30% global).

De qualquer forma, sabemos que existem diversos mitos que envolvem a questão, e por isso, a causa de tratar a menstruação com naturalidade deve ser normalizada. Até porque, associar um fator natural a algo negativo, pode impactar de má forma a autoestima de qualquer mulher.

O que é a menstruação?

A menstruação é a perda de sangue pela vagina em um período que dura entre 3 a 8 dias. A primeira menstruação ocorre na puberdade, a partir dos 10, 11 ou 12 anos de idade, e depois disso, deve surgir todos os meses até à menopausa, que ocorre por volta dos 50 anos de idade.

Durante a gravidez, a menstruação não ocorre. No entanto, a mulher pode ter um pequeno sangramento durante 1 ou 2 dias, principalmente no início da gestação, de cor rosa ou marrom.

 

De onde vêm os mitos e verdades sobre a menstruação?

Antes da ciência e da medicina, a religião era a autoridade para explicar ocorrências naturais. Como você explicaria por que as mulheres sangram todos os meses quando não estão grávidas?

A maioria das principais religiões dava um toque negativo na menstruação, afirmando que era um período de impureza nas mulheres. O conceito de uma mulher menstruada sendo impura, ou mesmo potencialmente má, conduziu a práticas culturais que as isolaram e excluíram. Essas visões estreitas e punitivas da menstruação desapareceram na maioria das culturas, mas a sociedade ainda atribui um tabu à menstruação e muitos mitos e verdades sobre essa questão ainda permanecem.

MITOS E VERDADES

Agora, confira as questões mais comuns sobre menstruação.

1) A MENSTRUAÇÃO DURA 7 DIAS

MITO. A duração da menstruação varia de uma mulher para outra, porém o mais comum é que dure entre 3 a 8 dias. Geralmente a menstruação seguinte surge por volta do 28º dia após o primeiro dia da menstruação anterior, mas esse período pode variar de acordo com o ciclo menstrual da mulher. É importante considerar o 1º dia da menstruação quando surge um pequeno sangramento, mesmo que seja cor-de-rosa e em pequena quantidade. Algumas meninas tem esse tipo de fluxo durante 2 ou 3 dias, e a partir daí a menstruação fica mais intensa.

2) VOCÊ NÃO PODE ENGRAVIDAR DURANTE A MENSTRUAÇÃO

MITO. Se você pensou que estar menstruada é um passe VIP para fazer sexo sem proteção, pode tirar essa ideia da cabeça. Ter uma relação sexual sem camisinha durante o período menstrual pode sim resultar em uma gravidez. Tudo depende do momento em que acontece a relação sexual.

3) A MENSTRUAÇÃO NORMAL É VERMELHA ESCURA

VERDADE. Geralmente a cor da menstruação vai alterando ao longo dos dias da menstruação, podendo variar entre vermelho vivo e marrom claro. No entanto, também existem momentos em que a mulher apresenta menstruação mais escura, como borra de café, ou mais clara, como água rosa, sem que isso signifique algum problema de saúde. Na maioria dos casos, as alterações na coloração da menstruação estão relacionadas com o tempo que o sangue está em contato com o ar. Assim, uma menstruação que está há mais tempo no absorvente, geralmente é mais escura.

 

4) É PROIBIDO PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS

MITO. Não há razão para se abster de exercícios ou atividades físicas regulares quando você está menstruada. Esse período é uma função normal do seu corpo, não é uma desvantagem. De fato, muitos especialistas recomendam o exercício durante a menstruação para ajudar a reduzir as cólicas, já que a atividade aeróbica, como caminhar, correr, andar de bicicleta, dançar ou nadar, produz substâncias químicas que ajudam a bloquear a dor.

5) TPM NÃO EXISTE

MITO. Mulheres apresentam flutuação dos níveis hormonais de estrogênio e progesterona no ciclo ovulatório. Quanto mais sensibilidade a essa flutuação, maior a probabilidade e intensidade da tensão pré-menstrual, que traz sintomas físicos e emocionais, começando de uma a duas semanas antes fluxo menstrual.

6) ANDAR DESCALÇA PIORA A DOR DA CÓLICA

MITO. O que causa a cólica é um hormônio chamado prostaglandina, que em excesso provoca as contrações. A cólica é definida em dois tipos: a primária, que é o tipo comum, que a maioria das mulheres tem e a secundária, que provém de outra doença como a endometriose e os miomas. Embora seja incômodo, andar descalça no chão frio não piora a dor da cólica. Provavelmente, o que acontece é que seja mais um aborrecimento para aquelas que têm dor, dando a impressão de que as cólicas menstruais pioram devido ao frio.

7) A MENSTRUAÇÃO PODE CAUSAR DIARREIA

VERDADE. Durante a menstruação, o útero libera prostaglandinas, que são substâncias responsáveis pelas contrações musculares. Essas substâncias podem afetar as paredes do intestino e levar a um aumento do movimento intestinal, o que acaba resultando em períodos de diarreia.

 

8) TER UM FLUXO MENSTRUAL INTENSO CAUSA ANEMIA

MITO. Em geral, o fluxo forte não é causa de anemia. Sangramentos abundantes geralmente são causados por problemas como fibróides uterinos e no caso de uma gravidez ectópica. Assim, a mulher só deve se preocupar quando o período menstrual durar mais de 7 dias ou se o ciclo menstrual for inferior a 21 dias.

9) ACNE AUMENTA DURANTE O PERÍODO

VERDADE. Nesse período há um aumento dos níveis de progesterona e isso também eleva a oleosidade das glândulas sebáceas da pele. Esse cenário resulta no entupimento dos poros e no aparecimento ou agravamento da acne e de cravos. A TPM também contribui para que as espinhas aumentem.

10) MULHERES ENGORDAM AO ESTAREM MENSTRUADAS

MITO. A mulher não engorda durante a menstruação. O que ocorre é que o período provoca inchaço da mama e do abdômen e, em alguns casos, retenção de líquidos. É por isso que é conveniente evitar alimentos ricos em sódio e bebidas alcoólicas. Ou seja, o aumento de peso não é real e some depois da menstruação.

11) A MULHER FICA MENOS PRODUTIVA DURANTE O PERÍODO

VERDADE. A cólica menstrual diminui em até 67% a capacidade de produção no trabalho profissional e na realização das atividades diárias entre as mulheres brasileiras.

 

12) CHOCOLATE AJUDA NA TPM

VERDADE. Durante a fase que precede a menstruação, ocorre uma diminuição nos níveis de serotonina, neurotransmissor relacionado ao prazer, e o chocolate é rico em triptofano, um aminoácido utilizado pelo cérebro para a produção de serotonina. Além disso, estudos indicam que o consumo de chocolate melhora sintomas como irritabilidade, ansiedade e tensão. Porém, não vale exagerar, pois todos eles, incluindo o chocolate são calóricos.

13) É NORMAL EXPELIR COÁGULOS DURANTE A MENSTRUAÇÃO

VERDADE. Pequenos coágulos são típicos da descamação do endométrio, então não é preciso de preocupar com eles. Inclusive, é possível até que haja mais cólicas quando eles são eliminados pelo corpo.

14) NÃO PODE FICAR COM ABSORVENTE POR MAIS DE 4 HORAS

VERDADE. Os externos devem ser trocados a cada quatro horas e os internos, a cada três. O absorvente aumenta o calor na região e pode provocar mudanças no pH vaginal e proliferação de bactérias e fungos.

Esclarecendo o ciclo menstrual

Passamos um bom tempo de nossas vidas menstruadas, por isso é importante saber os mitos e verdades sobre a menstruação. Na maioria das vezes, o desconhecimento sobre o próprio corpo acaba incentivando alguns absurdos, que são disseminados por anos. O importante é você saber que a menstruação é algo normal e na maioria dos casos não te impede de continuar sua rotina. Caso você acredite que há algo errado com os seus ciclos, procure um médico para tirar suas dúvidas.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.