Ter uma alimentação saudável é considerada uma das melhores maneiras para garantir a qualidade de vida. Ainda mais, esse tipo de alimentação faz o nosso corpo funcionar de forma correta, ajudando na prevenção de doenças.

Quando uma pessoa se alimenta de forma saudável, ela tem mais disposição para realizar as tarefas do dia a dia. Assim, esse fator impacta positivamente na sua produtividade no trabalho, e no seu bem estar em geral.

A importância de ter uma alimentação balanceada

Quando se fala em ter uma alimentação balanceada, muitos imaginam que seja necessário excluir a quantidade de gordura e açúcar consumida diariamente. Porém, os cuidados com a alimentação devem ir além disso. Cada órgão do corpo humano necessita de determinados tipos de nutrientes para funcionar de forma correta. Por isso, é de extrema importância incluir na sua dieta diversos grupos alimentares, a fim de suprir as necessidades que o seu organismo pede. Uma alimentação saudável é benéfica tanto para o aspecto físico, como para o aspecto mental. Além disso, é a base da longevidade, podendo fazer com que vivamos mais e melhor.

 

Uma alimentação saudável pode evitar doenças?

Existem variadas doenças que podem ser evitadas através de uma alimentação saudável, assim como:

  • Artrite
  • Anemia
  • Obesidade
  • Câncer
  • Diabetes
  • Hipertensão

Além dessas doenças, também podem ser evitados distúrbios hormonais e o envelhecimento precoce. Do mesmo modo, manter uma boa alimentação melhora a circulação sanguínea, podendo combater a depressão, o estresse, a ansiedade e a insônia. A ingestão diária de verduras, legumes, frutas e proteínas de baixa caloria, são essenciais para regularizar essa alimentação.

 

Quais os alimentos que devem ser banidos da dieta?

Os alimentos industrializados são ricos em gorduras saturadas. Assim, eles são extremamente prejudiciais ao organismo, devido aos aditivos químicos presentes. Uma alimentação rica em produtos industrializados, além de ser calórica e pouco nutritiva, sobrecarrega o organismo, que, por sua vez, reage apresentando inflamações. Portanto, esses alimentos devem ser cortados da sua dieta.

 

Melhoria do humor

Se engana quem pensa que somente os alimentos “engordativos” podem melhorar o nosso humor. Para ter uma mente saudável, é necessário um corpo saudável. Assim, se você fornecer ao seu corpo tudo o que ele precisa, sua mente lhe recompensará. Muitos alimentos saudáveis são capazes de trazer a sensação de alegria e bem estar, assim como:

  • A banana, pois ajuda efetivamente na formação da serotonina, hormônio da felicidade.
  • O espinafre, pois contém vitamina B e ácido fólico, que atua no sistema nervoso combatendo o estresse.
  • Os ovos, pois ajudam a promover o bem estar mental.
  • A pimenta, pois contém a endorfina, hormônio do prazer.
  • A alface, pois tem poder calmante e é ideal para tornar os dias mais tranquilos e felizes.

Por fim, consumindo os nutrientes adequados, você vai se sentir mais equilibrado, em forma e com mais energia para aproveitar a sua vida da melhor forma.

 

Aumento da disposição

Pessoas que se alimentam de forma inadequada, tem tendência a se sentirem fracas e indispostas. Assim, essa falta de energia acabará impactando na sua motivação, satisfação e produtividade. Pessoas com maus hábitos alimentares tendem a sofrer de cansaço, mau humor, insônia, sobrepeso ou obesidade. Os alimentos são fonte de força e energia, por isso, você despertará e fortalecerá a disposição que você precisa no seu dia a dia.

 

É difícil manter uma alimentação balanceada?

Para muitos, parece difícil manter uma alimentação adequada. Porém, tudo é questão de hábito. Com o mundo moderno em que vivemos, já existem empresas especializadas em facilitar a sua alimentação diária. Confira algumas dicas para ter uma relação positiva com a comida:

  • Permita-se experimentar alimentos diferentes.
  • Saboreie cada alimento de forma prazerosa.
  • Leve marmita para o trabalho, assim você recorrerá a alimentos mais saudáveis.
  • Quanto mais colorido, melhor. Aposte em frutas e verduras diariamente.
  • Permita-se comer o que gosta de vez em quando.
  • Evite modismos alimentares e não deixe de lado sua alimentação equilibrada.

 

Orientação nutricional

Consulte sempre um nutricionista, pois ele é o profissional adequado para a dar a orientação alimentar e as quantidades que devem ser ingeridas por cada pessoa, pois, cada um de nós temos uma necessidade nutricional individual.

 

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.