Saúde

Você deseja parar de fumar? Veja essas dicas!

Por 24 de outubro de 2019 Nenhum comentário

Qualquer fumante sabe que abandonar o cigarro é uma medida fundamental para melhorar a sua qualidade de vida, evitar doenças e viver mais. Apesar disso, no passado, era comum ver propagandas de televisão incentivando o consumo do cigarro. A prática era culturalmente aceita e até vista com bons olhos. No entanto, hoje já são amplamente conhecidos os malefícios provocados pela dependência em todas as esferas da vida.

Qual o efeito da nicotina?

A dependência do cigarro se dá pela nicotina, que é a principal causadora do vício. Mesmo as pessoas com muita força de vontade em deixar de fumar, encontram dificuldades por causa dela.

O que faz da nicotina uma substância tão poderosa, é sua capacidade de ativar regiões do cérebro ligadas ao prazer. O composto consegue se ligar a doze receptores cerebrais. Além disso, a maioria deles se liga em uma área chamada tegmental ventral, responsável por fornecer a sensação de prazer. Quando uma pessoa fuma, o circuito cerebral dessa região é acionado, provocando uma sensação de bem-estar.

A prática de deixar o vício por conta própria é perigosa. Sem a droga em seu corpo, você terá crises de abstinência, promovendo sensações de desespero, desconforto, tremores e outras reações que só passam com um novo cigarro aceso. O aconselhado é procurar um auxílio médico, pois assim ele irá indicar o melhor tratamento para o seu caso. Muitos produtos para combater esse vício hoje em dia contêm ativos que inibem essa abstinência.

Tabagismo nas Mulheres:

O sexo feminino tende a abusar mais do cigarro, pois as mulheres metabolizam a nicotina mais depressa em relação aos homens, assim, possuem um maior nível de compulsão pela nicotina, tornando mais difícil largar o vício. Por isso, uma contrariedade que fazem as mulheres terem medo de deixar o cigarro é o aumento do peso, mas hoje em dia existem muitos tratamentos disponíveis capazes de agir em combate da dependência e controle do peso.

Tabagismo nos Jovens:

Quanto mais cedo a pessoa começar a usar uma substância tóxica, mais rápido desenvolve a dependência dela. No cigarro não é diferente, mas muitos jovens não se consideram vulneráveis a vícios e é por essa razão que são o maior número de usuários da nicotina.

Na maioria dos casos, isso ocorre por pressão em pertencer a algum grupo, o que faz com que eles acabem experimentando. Em um primeiro momento, os jovens imaginam que vão conseguir sair e que não são dependentes do cigarro. Além do mais, existem indústrias de tabaco que promovem sabores e aromas aos produtos, como de menta e chocolate.

Por que você deve parar de fumar de uma vez por todas?

O cigarro é um dos maiores causadores de doenças no mundo. Várias pessoas morrem todos os anos por conta das substâncias prejudiciais à saúde. Quanto maior for o período que o usuário faz uso do tabagismo, maiores são as possibilidades de desenvolver doenças. Algumas das principais doenças causadas pelo cigarro são:

  • Câncer de boca;
  • Câncer de pulmão;
  • Doenças ósseas;
  • Doenças digestivas;
  • Angina;
  • Demência;
  • Infarto;
  • Disfunção erétil.

Como parar de fumar?

Antes de qualquer coisa, é preciso que você esteja motivado a parar de fumar. O aspecto psicológico é muito importante em todo o processo de abandono do mau hábito. Para começar, conheça alguns dos métodos utilizados. Porém, é sempre bom lembrar que após a escolha da melhor alternativa, é importante ter um acompanhamento de um profissional especializado.

E assim, o mais importante é fazer a escolha de uma data para ser o seu primeiro dia sem o cigarro. Depois que escolher o dia, procure programar algo que goste de fazer para se distrair e relaxar.

Parada imediata:

Essa deve ser a primeira opção, pois você deixa de fumar de uma só vez, cessando totalmente de uma hora para outra.

Parada gradual:

Você pode usar esse método de duas maneiras, veja só:

  1. Reduzindo o número de cigarros. Para isso, é só contar os números de cigarros fumados por dia e passar a fumar um número menor a cada dia.
  2. Adiando a hora em que fuma o primeiro cigarro do dia. Você vai adiando o primeiro cigarro por um número de horas predeterminado a cada dia até chegar o dia em que você não fumará nenhum cigarro.
  3. Se você escolher a parada gradual, não deve gastar mais de duas semanas no processo.

Quais produtos ajudam no tratamento de combate ao fumo?

  • Pastilhas;
  • Adesivos;
  • Sprays;
  • Comprimidos;
  • Goma de mascar de nicotina.

Essas opções ajudam de uma forma direta nos sintomas de abstinência.

Quais são os benefícios?

Se você parar de fumar agora:

  • Depois de 20 minutos, sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
  • Depois de 2 horas, não possui mais nicotina no seu sangue.
  • Depois de 8 horas, o nível de oxigênio no sangue irá normalizar.
  • Depois de 2 dias, o seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta muito melhor a comida.
  • Depois de 3 semanas, a respiração fica mais fácil e a circulação melhora.
  • Depois de 5 a 10 anos, o risco de sofrer um infarto será igual ao de quem nunca fumou.
  • Depois de 15 a 20 anos, o risco de câncer se aproxima ao de quem nunca fumou.

Não desista!

Agora que você já conhece os métodos de como parar de fumar, não fique aí parado! Agarre-se a essa decisão e busque se livrar deste mal. Os benefícios que se tem ao parar de fumar são vários, e com certeza a decisão só trará só benefícios para a sua vida.

Uma ajuda profissional é muito decisiva na sua escolha de parar de fumar, principalmente por ser bastante difícil lidar com os sintomas de abstinência do cigarro. Interromper o hábito do tabagismo requer determinação e esforço. Inúmeras pessoas passam por essa mesma situação; as que persistem, se livram do vício.

É importante saber que o tabagismo é uma doença e que, por isso, você pode apresentar muitos sintomas desagradáveis quando ficar sem fumar por algum tempo.

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