Saúde

Conheça os benefícios do Açafrão-da-terra. Sua imunidade merece!

Por 13 de maio de 2020 Nenhum comentário

O nome é bastante popular e o uso culinário é amplo. Na verdade, mais amplo do que imaginamos. Mas, afinal, você sabe da importância do Açafrão-da-terra para o organismo?

Um dos alimentos funcionais que não pode faltar no seu dia a dia é o Açafrão-da-terra.  Dependendo da região, ele é chamado de um jeito: cúrcumacurcumina, e até gengibre amarelo. Nos supermercados você o encontra sendo vendido em pequenos saquinhos e nas lojas de produtos naturais, é possível comprá-lo em gramas.

Mas, afinal, o que é o Açafrão-da-terra?

É uma planta herbácea da família do gengibre e originaria da Ásia, conhecida há mais de 2.500 anos na Índia, onde foi utilizada como corante pela primeira vez. É muito útil como tempero e também contém muitos benefícios que podem ser úteis para a saúde.

O seu principal componente, a curcumina, já consta em mais de 5.600 estudos e, se demonstra sua aplicação curativa em, pelo menos, 600 casos clínicos em prevenções e tratamentos de doenças, com pelo menos 175 efeitos fisiológicos benéficos distintos comprovados.

O Açafrão traz vários benefícios a saúde. Inclusive, um desses, é o fato dele ser anti-inflamatório, antioxidante e também ter ação antienvelhecimento. É por esses motivos que estudos afirmam que ele é capaz de reduzir o risco de Alzheimer, pois ajuda na remoção da placas que se formam no cérebro, características da doença. Ainda mais, protege contra diversos tipos de câncer. No entanto, isso é só o começo. Até porque, o açafrão-da-terra tem vários outros benefícios e nós vamos te contar quais são eles.

Quais os benefícios?

O Açafrão da Terra fornece cerca de 300 calorias por 100 gramas, além disso ele é excelente fonte em carboidratos, boas gorduras, fibras alimentares e diversos minerais.

1) Ajuda na digestão!

Há vários sintomas que podem prejudicar o estômago, como flatulência, gases, náuseas, problemas digestivos e entre outros. O Açafrão da Terra estimula produção de bílis no fígado, o que melhora na hora da digestão. Também pode ser indicado que pode reduzir sintomas de gás e inchaço para pessoas susceptíveis a indigestão.

2) Combate a depressão! 

O Açafrão tem capacidade de provocar o crescimento de células novas na região do cérebro, o que torna um potencial de maior tratamento e a medida preventiva contra a depressão. A curcumina também pode ajudar a modular a liberação de certos neurotransmissores no cérebro. A dopamina é um deles e está associada com os sistemas de recreio e recompensa do cérebro, o que conduzem a sensações de prazer e motivação.

3) Auxilia na saúde dos olhos!

O Açafrão é uma excelente fonte de carotenóides. Os carotenóides ajudam na proteção dos olhos, sendo extremamente úteis contra doenças do envelhecimento, como a degeneração macular e catarata. Além disso, ele também ajuda na proteção dos raios solares nocivos e na regulação do ácido graxo das membranas celulares.

4) Previne o câncer!

O Açafrão tem propriedades anti-cancerosas, devido ao Crocin e safranal que são encontrados na planta, que inibem o crescimento do tumor no organismo. Os carotenóides do Açafrão possuem propriedades preventivas de quimioterapia, se mostrando eficaz na proteção contra os câncer de cólon, fígado e do ovário.

5) Contém ação antioxidante!

O Açafrão pode expulsar os radicais livres do corpo. Acrescentando a cúrcuma na dieta, torna-se fácil e muito eficaz curar ou prevenir doenças.

6) Desintoxica o fígado!

Diariamente, dezenas de toxinas entram no nosso corpo fazendo com que o organismo lute com cada uma para eliminá-las. O fígado é um dos principais sistemas de desintoxicação e muitas das toxinas o atacam. A curcumina quando ingerida, estimula o aumento de enzimas no fígado, no qual auxiliam no processo de desintoxicação. Assim, elas impem que as toxinas se acumulem e gerem complicações a saúde.

7) Melhora a memória! 

O Crocin e crocetina são poderosos antioxidantes do Açafrão, eles ajudam a melhorar a memória. Os estresses celulares são reduzidos pelo consumo de açafrão. Além disso, as doenças como Alzheimer e Parkinson podem ser mantidas longe pela ingestão regular do alimento. Isso ajuda a proteger o sistema nervoso central de anormalidade oxidativo, melhorando os processos de aprendizagem.

8) É um antidepressivo! 

O Açafrão ajuda a melhorar o humor, pois contém 5-hidroxitriptofano, que produz serotonina, auxiliando no recebimento do sangue para o cérebro, reduzindo a depressão e apreensão.

9) Previne artrite!

O Açafrão tem sido benéfico no tratamento da artrite. Ele ajuda na redução da erosão óssea e ajuda na cura de dores nas articulações. Também tem efeitos anti-inflamatórios e reduz o inchaço das articulações.

Outros benefícios:

  • Benéfico contra a gripe e resfriado;
  • Reduz a impotência, desinfeção erétil e ajuda na vida sexual;
  • É benéfico na manutenção da saúde dental. Fortalece as gengivas, reduz a inflamação e inchaço;
  • Ajuda na proteção dos rins contra doenças relacionadas e reduz o estresse renal;
  • É benéfico para as mulheres que sofrem de TPM, pois reduz o nível de cortisol e o estresse;
  • Ajuda a aliviar articulações inflamadas e dores artríticas;
  • Alivia eczema e coceira.

Como o Açafrão-da-terra pode ser encontrado?

Em pó.

O pó é mais simples de ser encontrado e de ser usado na culinária. Isso porque o rizoma inteiro nem sempre é facilmente encontrado. Ao procurar em lojas, seja a granel ou em pacotinhos, é possível achar diferentes tonalidades do açafrão-da-terra, sendo que é a curcumina a responsável pela sua coloração mais intensa, o principal composto ativo. A escolha depende das preferências e afinidades com o sabor, pois quanto mais curcumina (ou seja, mais escuro o pó), mais acentuado e intenso é o sabor.

Cápsulas – Suplemento

Para quem consome o açafrão-da-terra em busca de suas propriedades funcionais, pode encontrar na versão em cápsulas uma opção favorável. Isso porque os suplementos de cúrcuma têm maior concentração de extratos e facilitam a ingestão do produto. Em geral, os fitoterápicos podem ser encontrados em versões de 100mg até 500mg e devem sempre ser recomendados por um profissional especializado.

Fresco

Quem deseja trabalhar com o açafrão-da-terra fresco, seja pelo sabor ou pela apresentação, não terá grandes dificuldades em usar o produto. O sabor tende a ser um pouco mais cítrico, fresco e picante do que a versão em pó. Seu uso se assemelha bastante ao do gengibre, podendo ser picado em pedaços pequenos, ralado ou processado (no liquidificador ou processadores).

Quais são as contraindicações?

Pacientes que fazem uso de medicamentos contínuos ou tratamentos médicos devem sempre conversar com o profissional de saúde antes de ingerir qualquer chá ou suplemento.

O uso do cúrcuma como tempero deve ser evitado em pacientes que apresentem manifestações alérgicas após a ingestão ou em casos de:

  • Uso de medicamentos anticoagulantes, anti-inflamatórios ou suplementos alimentares;
  • Doenças crônicas;
  • Gastrite ou refluxo;
  • Gravidez e amamentação;
  • Idade inferior a 12 anos;
  • Alergia ou grau alto de sensibilidade;
  • Câncer;
  • Alterações de taxas hormonais;
  • Quimioterapia ou radioterapia;
  • Cálculo biliar;
  • Alterações do fígado;
  • Tratamento para infertilidade masculina;
  • Anemia ou baixa absorção de ferro;
  • Dificuldades de coagulação sanguínea;
  • Cirurgia recente.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.