Com a chegada do inverno, quase sempre vem uma preocupação: e a saúde, como fica?

A época mais fria do ano está se aproximando. É hora de separar os casacos e cachecóis para enfrentar as quedas de temperatura e ventos frios. Além deles, também é preciso estar atento às mudanças necessárias na rotina e cuidados com a saúde no inverno.

Durante essa época do ano é normal a pele desidratar devido às baixas temperaturas. Esse tipo de problema faz com que a pele se torne mais sensível, causando desconfortos desagradáveis.

O corpo humano é incrível, mas sempre necessita de cuidados e atenção para que tudo continue funcionando corretamente e as funções atinjam todo o seu potencial. Em estações mais frias como o inverno, essa atenção deve se intensificar, pois estamos mais propensos a situações em que determinadas partes do corpo podem ter dificuldades devido às baixas temperaturas.

É realmente possível enfrentar o inverno com saúde?

Com toda certeza. Hoje em dia, temos um acesso grande às informações e cuidados que ajudam a garantir uma vida saudável na época de frio. É preciso apenas se organizar para fazer as alterações necessárias na rotina.

Assim que o verão se despedir, é o momento de organizar uma listinha com as prioridades e cuidados com a saúde no inverno. Se você ou alguém da família precisa de atenção especial, é hora de marcar com o médico e fazer uma avaliação geral para garantir que tudo está sob controle para enfrentar o período sem maiores preocupações.

Existem algumas medidas específicas que podemos seguir para manter tudo funcionando perfeitamente durante o inverno e acabar poupando momentos de desconforto ou sofrimento. Siga na leitura e confira as dicas que separamos para você aproveitar o inverno da melhor forma e com toda a saúde:

Hidrate sua pele!

A pele costuma sentir bastante os efeitos das baixas temperaturas e, por isso, cuidar dela no inverno é ideal. Você pode (e deve) investir em hidratantes mais cremosos e específicos para prevenir a pele de qualquer dano, além de sabonetes neutros e loções hidratantes. Evite banhos muito quentes e demorados, assim como esponjas e buchas. Caso sinta algum desconforto na época, procure um dermatologista e dedique-se ao cuidado com o corpo.

Cuide da alimentação!

Quem também merece atenção especial durante o inverno é a nossa alimentação. Geralmente durante o frio a vontade por refeições mais calóricas aumenta. Por isso, é preciso cuidado para não extrapolar. Aposte nos alimentos ricos em vitamina C, como abóbora, brócolis, feijão, banana, tangerina, milho e castanhas. Por serem ricos em minerais, eles ajudarão a reforçar o sistema imunológico, fortalecendo as defesas de seu corpo.

Tome as vacinas necessárias!

A campanha de vacinação contra a gripe está disponível na rede de saúde nacional. Porém, ela é indicada para todas as pessoas acima de 6 meses e que não tenham alergia aos componentes da vacina.

Beba bastante água!

Normalmente é no calor que nos lembramos de beber água constantemente, certo? Mas, no inverno, manter-se hidratado também é muito importante. A hidratação ajuda a manter os anticorpos mais fortes, auxiliando a nossa saúde e imunidade. A falta de água pode causar problemas respiratórios, pele ressecada e até mesmo infecções. Então, fique ligado: o ideal é tomar, pelo menos, 2L de água por dia.

Mantenha a higiene!

Infelizmente, devido ao frio muitas pessoas acabam relaxando na higiene, seja pela dificuldade em remover grandes camadas de roupa ou pelo desconforto de lavar as mãos em água gelada, por exemplo. Fazer isso é gravíssimo para o seu organismo, que estará mais propenso a micro-organismos nocivos como vírus e bactérias. É indispensável que a pessoa esteja com a higiene em dia, seja do corpo ou de suas roupas e ambientes.

Mantenha os ambientes ventilados!

Com o frio de inverno e seus ventos gelados, chega a ser instintivo fechar todas as janelas e portas de um ambiente para evitar desconforto. Porém, quando isso é feito aumentam-se as chances de propagação de vírus e bactérias entre as pessoas ali presentes. Por isso é muito importante que pelo menos uma janela ou porta esteja aberta, principalmente quando há grande número de pessoas.

Não deixe o protetor solar de lado!

Não é porque está frio lá fora que o protetor deve ser abandonado. Na verdade, os raios nocivos existem o ano todo. Como no inverno a exposição ao sol é menor, a pele fica mais clara e menos protegida. Portanto, a rotina no uso de bloqueadores deve ser contínua.

Use e abuse do protetor labial!

Lábios ressecados são comuns no inverno e podem causar feridas e rachaduras. Para se prevenir, o ideal é usar hidratantes específicos, sendo o mais comum a manteiga de cacau.

Fique sempre agasalhado(a)!

Variações bruscas na temperatura podem promover ou piorar dores de cabeça e baixas na imunidade, abrindo as portas para a instalação de gripes, resfriados e afins. Fora isso, o conforto térmico também é fundamental para o ser bem-estar, até porque, passar frio nunca é legal, né?

Além disso, pessoas que tem problemas cardiovasculares também devem caprichar nos cuidados com a saúde no inverno. O número de infartos cresce cerca de 30% e os de AVC, 20% nessa época do ano. Isso acontece porque nosso coração tende a fazer um esforço maior para manter a temperatura do corpo, protegendo o funcionamento dos órgãos vitais.

Agora que você já sabe quais os cuidados com a saúde no inverno, é hora de incorporá-los à sua rotina. Cuidado conosco e com os que amamos é fundamental para sermos mais felizes!

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