Apesar de alguns de seus sintomas se confundirem, intolerância e alergia alimentar têm origens diferentes, e cada um demanda cuidados específicos.

Há quem acredite que alergia e intolerância alimentar se tratam da mesma coisa, o que não é verdade. Os sintomas podem ser parecidos e até os alimentos que causam as reações serem os mesmos. Mas se tratam de problemas diferentes, com causas e tratamentos distintos. Para entendê-los melhor, existe uma classificação geral para essas reações, que estão incluídas no tipo não tóxicas.

As reações não tóxicas podem ser classificadas em não imunomediadas (intolerância alimentar) ou imunomediadas (hipersensibilidade alimentar ou alergia alimentar). A principal diferença entre eles é o tipo de resposta do organismo quando entre em contato com o alimento.

Na alergia, ocorre uma reação anormal do sistema imunológico, que detectada o alimento como um corpo estranho e produz anticorpos. Por sua vez, a intolerância é a dificuldade do corpo em ingerir ou absorver algum nutriente, geralmente devido à falta de alguma enzima, que são responsáveis pela digestão e processamento dos alimentos.

Para diferenciá-las melhor, basta pensar na reação ao leite de vaca. Na intolerância, o corpo não produz quantidade suficiente da enzima responsável pela digestão do açúcar do leite, a lactose. Por isso, se o produto for sem lactose, na maior parte das vezes pode ser consumido normalmente. Já no caso da alergia, a pessoa não pode entrar em contato com o leite ou derivados, pois o organismo irá entendê-los como inimigos e enviar células de defesa para combatê-los.

Alergia Alimentar

A Alergia Alimentar é um distúrbio imunológico que costuma surgir na infância após uma exposição prévia ao alimento. A alergia acontece quando o sistema de defesa do nosso organismo interpreta uma proteína presente no alimento como ameaça, passando a combate-la. Nessa batalha em vão, nosso organismo sofre com as reações, que podem chegar a graves consequências.

Qualquer alimento tem o potencial de causar alergia. Porém, os alimentos que mais comumente causam alergia alimentar são: leite, ovo, trigo, soja, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar. Três deles estão mais frequentemente associados ao problema. O primeiro é o leite, mais especificamente a caseína. Essa proteína causa alergia em crianças, mas o problema tende a desaparecer com o tempo.

Em seguida, o ovo. A reação alérgica se dá contra proteínas presentes em maior quantidade na clara do que na gema, e costuma se manifestar com maior intensidade quando o ovo é consumido cru.

Sintomas da Alergia:

  • Coceira na pele;
  • Falta de ar;
  • Chiado na respiração;
  • Pressão baixa;
  • Diarreia;
  • Vômito.

Intolerância alimentar

A intolerância alimentar aparece quando o corpo tem dificuldade em digerir certos nutrientes. Os exemplos mais comuns são a intolerância à lactose e a doença celíaca.

No primeiro caso, a deficiência da enzima lactase no organismo impede o correto processamento da lactose. Já os portadores da doença celíaca têm dificuldade em digerir o glúten, um tipo de proteína encontrado não apenas no trigo, mas também em outros cereais.

Se você tem alguma intolerância, você pode comer pequenas quantidades do alimento ofensivo, desde que com orientação médica. Também é possível evitar uma reação. Por exemplo, se você tem intolerância à lactose, você pode beber leite sem lactose ou tomar um comprimido da enzima lactase para ajudar na digestão.

Sintomas da Intolerância Alimentar:

  • Dor abdominal;
  • Gazes;
  • Diarreia.

Intolerâncias mais comuns:

  • Glúten (presente em alguns cereais);
  • Lactose

Como diagnosticar o problema?

Pode levar algum tempo até que uma pessoa descubra que sofre de intolerância a determinado tipo de alimento. Isso acontece porque o diagnóstico é de difícil precisão e exige um levantamento clínico do paciente.

A partir da suspeita, você deve procurar um gastroenterologista para avaliar sua frequência alimentar e realizar exames físicos e testes bioquímicos e imunológicos. Ainda assim, não há um método com eficácia 100% comprovada para determinar esse tipo de problema.

Para evitar o surgimento dos sintomas de alergia ou intolerância alimentar, recomenda-se eliminar o alimento da dieta alimentar, substituindo-o por outro equivalente.

Como visto acima, alguns sintomas são semelhantes e, para ter um diagnóstico exato, recomenda-se uma consulta médica para a realização de exames de sangue, testes alimentares ou testes na pele.

Portanto, em caso de dúvida e do surgimento dos sintomas, procure um médico para a identificação do alimento causador da alergia ou da intolerância.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.