Ao contrário de te fazer feliz, você sabia que tomar sorvete pode te causar uma dor de cabeça? Aproximadamente um terço da população, ao comer um saboroso sorvete, pode sentir uma repentina dor de cabeça, que normalmente desaparece em um intervalo de 10 a 30 segundos.

Cefaleia do sorvete é uma dor de cabeça intensa que ocorre imediatamente após o contato de sorvetes ou líquidos gelados, inclusive água gelada, com o interior da boca, especialmente o céu da boca. Alimentos gelados, como por exemplo aquele pedaço de melão recém saído da geladeira, também podem desencadear.

A cefaleia do sorvete, pode ocorrer ocasionalmente até mesmo em quem não tem enxaqueca. A dor de cabeça resultante, é geralmente sem latejamento, podendo ser sentida na testa, no topo da cabeça, nos olhos ou nas têmporas.

Normalmente, os sintomas iniciam-se durante ou logo após a ingestão dos gelados. Felizmente, costuma durar no máximo alguns poucos minutos. Bem raramente, essa dor de curta duração pode desencadear uma crise de enxaqueca. Se isso acontecer, a enxaqueca resultante terá uma duração que poderá variar entre horas e dias.

O mais típico e comum é a pessoa dar uma mordida bem grande num sorvete ou outro alimento bem gelado, ou gole grande de um líquido bem gelado e, imediatamente, sentir uma dor bem forte, aguda, na cabeça. Essa dor vai passando ao longo de alguns poucos minutos.

Como acontece?

O alimento gelado encosta no céu da boca e provoca primeiro a contração dos vasos sanguíneos no interior da cabeça. Após esse processo, ocorre a dilatação compensatória que desencadeia a dor.

Com as crianças, fique atento, se ela rejeitou o gelado, não insista, pois pode ter sentido os efeitos da dor. Além disso, como geralmente é impulsiva, também pode acontecer de ela querer tomar um suco gelado muito rápido e isso ser o gatilho para o episódio de dor.

Recomendações

Apesar de o intervalo da dor intensa ser curto, pode ficar a residual e o dia de praia se transformar em desprazer. Como não tem tratamento específico, se esses episódios acontecerem repetidamente podem se tornar uma dor crônica.  A dica é: ao ingerir um alimento gelado, vá para uma região de sombra, coma lentamente e em poucas quantidades. Você pode estar morrendo de sede, mas não deve beber de uma vez um copo de água gelado.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.