Dentre as tarefas rotineiras para manter a casa em perfeito estado, a limpeza pode ser considerada a mais trabalhosa e complicada. Porém, limpar a casa pode se tornar algo prazeroso se compreendermos a importância dessa função. Realizar o ato de limpar a casa e torná-lo mais sustentável e natural, sem agredir o meio ambiente, é uma boa aposta.

Poeiras, manchas e outras sujeiras surgem quando você menos espera. Por isso, você vai conhecer algumas maneiras de limpar a sua casa de forma mais eficiente e objetiva.

3 dicas importantes antes de você começar a limpeza da sua casa

Antes de tudo, inclua na sua rotina de limpeza essas dicas:

  1. Preparar-se mentalmente para a limpeza. Para realizar qualquer tarefa, precisamos nos planejar e nos organizar mentalmente ;
  2. Arrume tudo antes de limpar. Limpar a casa com tudo bagunçado não dá certo! Coloque cada coisa em seu lugar, e deixe o pavimento livre de objetos ;
  3. Limpar por ordem de preferência. Cada pessoa tem sua tática de limpeza, então, escolha uma ordem de sua preferência para limpar os cômodos de sua moradia.

A importância da limpeza ecológica

Você sabia que muitos produtos de limpeza fazem mal a você e ao meio ambiente?

Muitos produtos industrializados contém substâncias acusadas de interferir na produção dos nossos hormônios. Assim, o nosso sistema endócrino pode acabar sendo afetado, causando alguns distúrbios como a má digestão, ou até mesmo alergias.

Além disso, muitos dos produtos que você usa na limpeza da sua casa, acabam indo por ralo a baixo. Devido a isso, eles acabam afetando diversos rios e mares, levando consigo espumas, perfumes e química para ambientes habitados por diversas formas de vida.

Como e quando devo realizar a faxina pesada?

Para realizar uma faxina pesada, limpa-se sem exceções, todos os cômodos da casa. Sejam eles pequenos ou não. Além de higienizar também as paredes, lava-se as cortinas, tapetes e capas de almofadas.

A limpeza pesada pode ser feita a cada 6 meses. Quanto mais se faz a conservação diária, menos pesada será a limpeza completa no geral.

Receitas Caseiras

Você sabia que no armário da sua cozinha ou até mesmo na sua geladeira existem produtos e ingredientes para fazer um produto de limpeza incrível?

Chegou a hora de investir nas receitas caseiras para limpar a sua casa. Vamos lá?

1) Receita Limpa Tudo

Para limpar o balcão da cozinha ou até o interior da geladeira, ou até mesmo clarear o aço inoxidável da pia e das panelas, o bicarbonato de sódio é uma solução incrível.

Você vai precisar de:

  • 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 250ml de água morna

Essa receita também funciona para tirar os cheiros fortes, como o cheiro de lixo ou cheiro de peixe.

2) Receita para vidros

Na próxima vez que você for limpar as janelas da sua casa, misture os ingredientes a seguir, e os despeje em uma garrafa com borrifador.

Você vai precisar de:

  • 2 xícaras de água
  • ½ xícara de vinagre branco
  • ¼ xícara de álcool
  • 1 ou 2 gotas de essência de laranja (opcional)

Assim, você irá colocar um pouco da solução em um papel toalha ou um pano limpo. Depois, é só passar no vidro.

3) Receita para latão

Você vai precisar de:

  • Sal refinado
  • Vinagre branco ou suco de limão

Para limpar maçanetas, ganchos de toalhas ou bandejas de latão, mergulhe uma esponja no vinagre branco e acrescente sal por cima. Depois, passe com delicadeza na superfície de escolha. Passe bastante água em seguida e seque imediatamente com um pano limpo.

4) Receita para tapetes

O seu tapete está com um cheiro estranho? Dá para resolver esse problema com a ajuda do vinagre. Você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de vinagre
  • 2 xícaras (chá) de água

Após fazer a mistura desses dois ingredientes, é só esfregá-la no tapete. Logo, você perceberá que o cheiro desapareceu.

Todas essas dicas criarão um ambiente harmonioso e saudável para a sua casa. Agora, você já sabe como manter o ser lar organizado e limpo de uma forma prática e que caiba no seu bolso.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.