E quem não gosta de um cafézinho? Só de sentir aquele aroma delicioso, os amantes dessa bebida já se derretem e pedem mais e mais. Porém, devemos estar atentos aos efeitos que o café causa na nossa saúde, assim como, a absorção de vitaminas.

O Brasil é o maior produtor mundial de café. Desde a sua chegada ao país, em 1727, o café foi o maior gerador de riquezas, se tornando o produto mais importante da história nacional. Do mesmo modo, médicos e pesquisadores continuam estudando os efeitos do café na saúde humana. Assim, muita coisa já foi analisada e revelada sobre esse produto. Foi constatado por nutricionistas que o café deve ser consumido puro duas horas após as refeições para não afetar a absorção de vitaminas.

A Cafeína

A cafeína é o principal componente do café, sendo responsável por variados efeitos no organismo. Estudos apontam que os efeitos da cafeína são praticamente os mesmos para todas as pessoas. Assim, eles variam de acordo com o peso, idade, sexo, medicamentos e hábitos diários. O fato é que existem muitos alertas afirmando que a cafeína atrapalha a absorção do cálcio, do ferro e da vitamina C. Ainda mais, além de atrapalhar a absorção, o excesso de cafeína ainda faz o cálcio ser excretado acima do normal diário.

 

O leite junto ao café

Beber café com leite atrapalha na absorção do cálcio contido no leite. Contudo, o café só irá interferir se ele estiver em excesso. Assim, ele pode acabar prejudicando a saúde dos idosos, crianças e mulheres na menopausa. Essas mulheres já tem uma tendência a diminuição de cálcio nos ossos devido a quantidade diminuída de hormônios. Por isso, é importante ter precaução.

Recomendações

A ingestão diária de cafeína recomendada é de 400 a 500 mg por dia, o que equivale a 3 ou 4 xícaras de café. Devemos lembrar que nada em excesso faz bem ao nosso organismo, então é preciso ter moderação em tudo que consumimos.

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.