Saúde

Formigamento no corpo é normal?

Por 18 de setembro de 2019 Nenhum comentário

O formigamento é chamado assim porque a sensação é como se fossem formigas passeando pelo corpo. Essa sensação pode ou não vir acompanhada com a dormência, que é uma perda de sensibilidade temporária de alguma parte do corpo.

Formigamentos não são coisa do outro mundo: no dia a dia, podemos experimentar isso em diferentes partes do corpo sem que a sensação esteja relacionada a alguma doença. Eles podem acontecer nas mãos quando batemos o cotovelo, nos membros inferiores quando ficamos com as coxas cruzadas ou ainda nas pernas quando permanecemos um tempo prolongado em uma cadeira dura ou até mesmo no vaso sanitário.

Nessas situações, o formigamento é fruto de uma compressão externa causada por um trauma ou superfície dura. Um processo natural. No entanto, quando essa queixa se torna persistente ou recorrente, ele também pode indicar a presença de problemas como má circulação, AVC, hérnia de disco e até mesmo diabetes.

Quais são as causas?

Geralmente, sensações como formigamento e dormência ocorrem por causa de uma irritação ou lesão em um ou mais nervos do corpo.

Na maioria dos casos de formigamento, os nervos afetados são os nervos periféricos, que são aqueles que conectam o nosso cérebro e a nossa medula espinhal ao resto do corpo, o que desencadeia sintomas como formigamento, comichão, coceira e dormência usualmente em membros como pernas, braços, mãos e pés. Essa condição pode ser mencionada como neuropatia periférica.

Embora se saiba que o sintoma tem a ver com os nervos periféricos, existem diversas condições de saúde que podem desencadear o problema. Assim, em casos em que o formigamento é frequente, um diagnóstico deve ser realizado para identificar a causa.

As principais causas de formigamento no corpo são:

  • Problemas de postura;
  • Diabetes;
  • Ansiedade;
  • Falta de vitaminas;
  • Esclerose múltipla;
  • Abuso de álcool;
  • Doença de Lyme;
  • Doença arterial periférica;
  • Insuficiência renal;
  • Exposição a toxinas;
  • Infecções virais.

Quando eu devo me preocupar?

Apesar da maior parte dos casos de formigamento ser causada por danos aos nervos periféricos, o sintoma também pode ser causado por doenças que afetam o sistema nervoso central como tumores cerebrais, mal formações arteriovenosas e aneurismas.

Além disso, o formigamento repentino, especialmente se observado em apenas um lado do corpo, pode ser uma emergência médica. Se outros sintomas como dificuldade para falar, confusão mental, tontura e dor no peito forem observados, procure ajuda imediatamente, pois esses podem ser sinais de um derrame cerebral.

Assim, ao observar formigamento ou dormência no corpo repentino ou que não passa depois de uma alteração de postura ou após passar a fazer pausas durante atividades repetitivas, é importante procurar um médico para verificar o que pode estar causando o desconforto.

Existem inúmeras condições que podem causar o formigamento como um dos sintomas. Dessa forma, buscar um médico competente para te examinar é essencial para que o diagnóstico seja certeiro e para que o tratamento necessário seja iniciado rapidamente.

 

 

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.