Com toda certeza você já sofreu com alguma queimadura. Mas você sabe como proceder diante de uma dessas lesões? Neste artigo você aprenderá sobre os tipos de queimaduras e o que não devemos fazer diante desse problema.

 

O que são as queimaduras?

A queimadura é uma lesão causada no organismo por algum tipo de agente físico. Assim como: calor, radiação, corrente elétrica, produtos químicos e até mesmo plantas e animais. Entre os maiores causadores de queimadura, destacam-se o fogo e a eletricidade. Algumas vezes, as lesões causadas por eletricidade são tão graves que levam à amputação de membros.

As Classificações

A queimadura também pode ser classificada em três tipos, sendo eles: térmica, elétrica e química.

  1. Queimaduras térmicas são as que ocorrem em decorrência do contato do corpo com alguma fonte de calor e são as mais comuns.
  2. Queimaduras elétricas são aquelas geradas por algum tipo de descarga elétrica recebida pelo corpo.
  3. Queimaduras químicas são aquelas que ocorrem quando o corpo é submetido ao contato com substâncias cáusticas como, por exemplo, ácidos e produtos químicos corrosivos.

As queimaduras recebem uma classificação também quanto ao grau de profundidade do dano causado à pele lesada, que podem ser:

Queimadura de primeiro grau

É aquela que atinge a camada superficial da pele, causando uma vermelhidão e uma ardência no local. Normalmente, são causadas por exposição prolongada ao sol, ou contato rápido com alguma chama, ou objeto aquecido. Neste caso é recomendado que:

  1. Coloque a região queimada debaixo de água fria por, pelo menos, 15 minutos;
  2. Mantenha um pano limpo e umedecido em água fria na região durante as primeiras 24 horas, trocando sempre que a água aquecer;
  3. Não aplique qualquer produto como óleo ou manteiga na queimadura;
  4. Passe uma pomada hidratante ou cicatrizante para queimaduras, como Nebacetin ou Unguento.

Nesse tipo de queimadura, a dor geralmente desaparece ao fim de 2 ou 3 dias, mas a queimadura pode demorar até 2 semanas para cicatrizar, mesmo com o uso de pomadas. Geralmente, a queimadura de 1º grau não deixa qualquer tipo de cicatriz na pele e raramente apresenta complicações.

Queimadura de segundo grau

Caracteriza-se por afetar uma região secundária da pele, entre a derme (superfície exterior da pele) e a epiderme (camada interior da pele). Assim, é visível o aparecimento de uma ou mais bolhas na área afetada. As bolhas são o resultado de uma espécie de deslocamento da camada entre a derme e a epiderme, causada pela mudança drástica de temperatura na região. Neste tipo de queimadura é aconselhável que:

  1. Coloque o local afetado debaixo de água corrente fria por, pelo menos, 15 minutos;
  2. Lave cuidadosamente a queimadura com água fria e sabão de pH neutro, evitando esfregar com muita força;
  3. Cubra a região com uma gaze molhada ou com bastante vaselina, e prenda com uma ligadura, durante as primeiras 48 horas, trocando sempre que necessário;
  4. Não fure as bolhas e não aplique qualquer produto no local, para evitar o risco de infecção;
  5. Procure ajuda médica se a bolha for muito grande.

Na maioria dos casos, a dor melhora ao fim de 3 dias, mas a queimadura pode demorar até 3 semanas para desaparecer. Embora as queimaduras de 2º grau raramente deixem cicatrizes, a pele pode ficar mais clara no local.

Queimadura de terceiro grau

As queimaduras de terceiro grau caracterizam-se por atingir uma área profunda da pele, podendo incluir até o tecido ósseo, e costuma apresentar uma necrose no local afetado. É o tipo de queimadura mais profundo e mais grave. Por isso, recomenda-se que:

  1. Chame imediatamente uma ambulância, ligando para o 192 ou leve a pessoa rapidamente para o hospital;
  2. Arrefeça a região queimada com soro fisiológico, ou na sua falta, água da torneira, por cerca de 10 minutos;
  3. Coloque cuidadosamente uma gaze esterilizada umedecida em soro fisiológico ou um pano limpo sobre a região afetada, até a chegada da ajuda médica. Caso a região queimada seja muito grande, pode-se enrolar um lençol limpo umedecido em soro fisiológico e que não largue pelos;
  4. Não coloque nenhum tipo de produto na região afetada.

Em alguns casos, a queimadura de 3º grau pode ser tão grave que provoca falha em vários órgãos. Nestes casos, caso a vítima desmaie e deixe de respirar deve-se iniciar uma massagem cardíaca.

 

O que não se deve fazer após queimar-se?

Após queimar a pele é muito importante saber o que fazer para aliviar rápido os sintomas, mas também se deve saber o que não fazer, especialmente para evitar complicações ou sequelas. Assim, é aconselhado que:

  • Não tente retirar objetos ou roupas grudadas na queimadura;
  • Não passe manteiga, pasta dos dentes, café, sal ou outro produto caseiro;
  • Não estoure as bolhas que surjam após a queimadura;

Além disso, também não se deve aplicar gele sobre a pele, pois o frio extremo além de causar irritação, pode piorar a queimadura e até causar um choque devido à grande diferença de temperaturas.

Como prevenir as queimaduras?

  • Nunca deixe itens cozinhando no fogão sem vigilância ;
  • Vire as alças da panela em direção à parte traseira do fogão ;
  • Mantenha líquidos quentes fora do alcance de crianças e animais de estimação ;
  • Mantenha os aparelhos elétricos longe da água ;
  • Teste a temperatura dos alimentos antes de servir uma criança. Não aqueça a mamadeira de um bebê no microondas ;
  • Nunca cozinhe enquanto estiver usando roupas soltas que possam pegar fogo no fogão ;
  • Se houver uma criança pequena, bloqueie o acesso a fontes de calor, como fogão, churrasqueira, lareira e aquecedor ;
  • Antes de colocar uma criança em um assento de carro, verifique se o cinto não está superaquecido ;
  • Desconecte ferros e dispositivos semelhantes quando não estiverem em uso. Guarde-os fora do alcance de crianças pequenas ;
  • Cubra as tomadas elétricas não utilizadas com tampas de segurança. Mantenha os cabos elétricos e os fios afastados para que as crianças não os mastiguem ;
  • Fumantes devem evitar fumar em casa e, especialmente, na cama ;
  • Mantenha um extintor de incêndio em sua casa ;
  • Mantenha produtos químicos, isqueiros e fósforos fora do alcance de crianças.

Recomendações

A maioria das queimaduras podem ser tratadas em casa se estiverem localizadas em uma pequena área da pele, com apenas quadro de vermelhidão, e a pessoa se encontre em bom estado geral. Mas, quando a queimadura ocorre em crianças, idosos ou em indivíduos com doenças que deprimem o sistema de defesa do organismo, recomenda-se a procura de assistência médica o mais rápido possível.

No entanto independente do caso, é aconselhado ir ao hospital quando a queimadura é maior que o palmo da mão, ou quando surgem muitas bolhas que acabam afetando as camadas mais profundas da pele. Assim como a queimadura de terceiro grau.

Além disso, se a queimadura também acontecer em regiões sensíveis como mãos, pés, genitais ou rosto, também se deve ir ao hospital.

 

Comentar 2 Comentários

  • SUELY disse:

    retive com VCS no último sábado….fazendo avaliação PRESSÃO e diabetes….tiraram fotos onde encontro? grata

    • Gabriela disse:

      Oi Sra. Sueli! Que maravilha, adoramos ver nossos clientes cuidando da saúde, ainda mais quando é com a gente! Não tenho as fotos do evento, mas provável que o pessoal da loja que a Sra. participou do evento tenha, seugiro que veja com eles!

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.