Qualquer fumante sabe que abandonar o cigarro é uma medida fundamental para melhorar a sua qualidade de vida, evitar doenças e viver mais. Apesar disso, no passado, era comum ver propagandas de televisão incentivando o consumo do cigarro. A prática era culturalmente aceita e até vista com bons olhos. No entanto, hoje já são amplamente conhecidos os malefícios provocados pela dependência em todas as esferas da vida.
Qual o efeito da nicotina?
A dependência do cigarro se dá pela nicotina, que é a principal causadora do vício. Mesmo as pessoas com muita força de vontade em deixar de fumar, encontram dificuldades por causa dela.
O que faz da nicotina uma substância tão poderosa, é sua capacidade de ativar regiões do cérebro ligadas ao prazer. O composto consegue se ligar a doze receptores cerebrais. Além disso, a maioria deles se liga em uma área chamada tegmental ventral, responsável por fornecer a sensação de prazer. Quando uma pessoa fuma, o circuito cerebral dessa região é acionado, provocando uma sensação de bem-estar.
A prática de deixar o vício por conta própria é perigosa. Sem a droga em seu corpo, você terá crises de abstinência, promovendo sensações de desespero, desconforto, tremores e outras reações que só passam com um novo cigarro aceso. O aconselhado é procurar um auxílio médico, pois assim ele irá indicar o melhor tratamento para o seu caso. Muitos produtos para combater esse vício hoje em dia contêm ativos que inibem essa abstinência.
Tabagismo nas Mulheres:
O sexo feminino tende a abusar mais do cigarro, pois as mulheres metabolizam a nicotina mais depressa em relação aos homens, assim, possuem um maior nível de compulsão pela nicotina, tornando mais difícil largar o vício. Por isso, uma contrariedade que fazem as mulheres terem medo de deixar o cigarro é o aumento do peso, mas hoje em dia existem muitos tratamentos disponíveis capazes de agir em combate da dependência e controle do peso.
Tabagismo nos Jovens:
Quanto mais cedo a pessoa começar a usar uma substância tóxica, mais rápido desenvolve a dependência dela. No cigarro não é diferente, mas muitos jovens não se consideram vulneráveis a vícios e é por essa razão que são o maior número de usuários da nicotina.
Por que você deve parar de fumar de uma vez por todas?
O cigarro é um dos maiores causadores de doenças no mundo. Várias pessoas morrem todos os anos por conta das substâncias prejudiciais à saúde. Quanto maior for o período que o usuário faz uso do tabagismo, maiores são as possibilidades de desenvolver doenças. Algumas das principais doenças causadas pelo cigarro são:
- Câncer de boca;
- Câncer de pulmão;
- Doenças ósseas;
- Doenças digestivas;
- Angina;
- Demência;
- Infarto;
- Disfunção erétil.
Como parar de fumar?
Antes de qualquer coisa, é preciso que você esteja motivado a parar de fumar. O aspecto psicológico é muito importante em todo o processo de abandono do mau hábito. Para começar, conheça alguns dos métodos utilizados. Porém, é sempre bom lembrar que após a escolha da melhor alternativa, é importante ter um acompanhamento de um profissional especializado.
E assim, o mais importante é fazer a escolha de uma data para ser o seu primeiro dia sem o cigarro. Depois que escolher o dia, procure programar algo que goste de fazer para se distrair e relaxar.
Parada imediata:
Essa deve ser a primeira opção, pois você deixa de fumar de uma só vez, cessando totalmente de uma hora para outra.
Parada gradual:
Você pode usar esse método de duas maneiras, veja só:
- Reduzindo o número de cigarros. Para isso, é só contar os números de cigarros fumados por dia e passar a fumar um número menor a cada dia.
- Adiando a hora em que fuma o primeiro cigarro do dia. Você vai adiando o primeiro cigarro por um número de horas predeterminado a cada dia até chegar o dia em que você não fumará nenhum cigarro.
- Se você escolher a parada gradual, não deve gastar mais de duas semanas no processo.
Quais produtos ajudam no tratamento de combate ao fumo?
- Pastilhas;
- Adesivos;
- Sprays;
- Comprimidos;
- Goma de mascar de nicotina.
Essas opções ajudam de uma forma direta nos sintomas de abstinência.
Quais são os benefícios?
Se você parar de fumar agora:
- Depois de 20 minutos, sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
- Depois de 2 horas, não possui mais nicotina no seu sangue.
- Depois de 8 horas, o nível de oxigênio no sangue irá normalizar.
- Depois de 2 dias, o seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta muito melhor a comida.
- Depois de 3 semanas, a respiração fica mais fácil e a circulação melhora.
- Depois de 5 a 10 anos, o risco de sofrer um infarto será igual ao de quem nunca fumou.
- Depois de 15 a 20 anos, o risco de câncer se aproxima ao de quem nunca fumou.
Não desista!
Agora que você já conhece os métodos de como parar de fumar, não fique aí parado! Agarre-se a essa decisão e busque se livrar deste mal. Os benefícios que se tem ao parar de fumar são vários, e com certeza a decisão só trará só benefícios para a sua vida.
Uma ajuda profissional é muito decisiva na sua escolha de parar de fumar, principalmente por ser bastante difícil lidar com os sintomas de abstinência do cigarro. Interromper o hábito do tabagismo requer determinação e esforço. Inúmeras pessoas passam por essa mesma situação; as que persistem, se livram do vício.
É importante saber que o tabagismo é uma doença e que, por isso, você pode apresentar muitos sintomas desagradáveis quando ficar sem fumar por algum tempo.
Boa tarde onde posso encontrar esses produtos q ajudam contra esse vício, se possível poderia indicar um ou nome, obgd
Olá, Paulo. Tudo bem? Você encontra a maioria desses produtos em nossa rede. Compareça em uma loja e te daremos todo o suporte! Ficamos felizes que você queira eliminar esse vício de uma vez por todas, conte conosco! 😊