Embora muitas pessoas estejam preocupadas com a COVID-19, brasileiros também devem se lembrar de manter os cuidados para prevenir outras doenças que atingem o país. É o caso da dengue, uma doença causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, até o início de janeiro ocorreram 40.127 casos prováveis de dengue. Em comparação com o mesmo período no ano de 2021, houve um aumento de 48,1% nos registros.
Acompanhe o post para saber mais sobre os sinais e sintomas da dengue, bem como os exames disponíveis para diagnosticar a infecção.
Quais são as formas de dengue e quais são os sintomas?
A infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou causar doença grave (antes denominada dengue hemorrágica), podendo levar à morte.
Dengue leve
Geralmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39º a 40ºC), de início repentino, acompanhada de:
- Dores de cabeça;
- Vômitos;
- Dor nas costas;
- Petéquias (pequenos pontos vermelhos no corpo);
- Fraqueza;
- Dor atrás dos olhos;
- Erupção e coceira na pele;
- Perda de peso.
Dengue grave
Os sintomas iniciais da forma grave da doença são semelhantes aos da dengue sem sinais de alarme, no entanto, evoluem rapidamente.
Alguns dos sinais de alarme incluem:
- Dor abdominal intensa e contínua;
- Vômitos persistentes;
- Sensação de desmaio;
- Aumento do tamanho do fígado;
- Sangramento de mucosa;
- Letargia e/ou irritabilidade.
Como a dengue é diagnosticada?
O diagnóstico da dengue é clínico e feito por um médico. A confirmação é feita por meio de exames laboratoriais de sorologia, moleculares ou Testes Laboratoriais Remotos (TLRs), como os exames da Hilab, que são oferecidos pela Promofarma.
No caso do exame remoto oferecido pela Promofarma, o laudo é enviado diretamente para o celular do paciente em poucos minutos. Depois basta apresentar o resultado a um médico para confirmar a infecção e receber as devidas orientações.
São dois os testes remotos disponibilizados: Dengue NS1 e Dengue IgM e IgG.
Dengue NS1
É o exame que detecta o antígeno NS1 do vírus da dengue. O antígeno está presente durante a fase inicial da infecção, em altas concentrações em pacientes infectados pelo vírus.
Por este motivo, o antígeno pode ser identificado logo após o aparecimento dos sintomas e antes mesmo do surgimento de anticorpos específicos.
O exame é utilizado para auxiliar no diagnóstico de infecção aguda por dengue e é indicado nas seguintes situações:
- Pessoas com suspeita de infecção aguda pelo vírus da dengue na fase inicial da doença, do primeiro ao quinto dia após o início dos sintomas;
- Pessoas que viajaram para áreas endêmicas de dengue.
O exame não é indicado para pessoas que estão com os sintomas da dengue há mais de 6 dias. Neste caso, recomendamos a realização do exame de dengue IgM e IgG, que detecta os anticorpos.
Exame de Dengue IgM e IgG
É o exame que detecta os anticorpos IgM e IgG produzidos pelo sistema imunológico para combater a infecção. O exame é utilizado para auxiliar no diagnóstico de infecção aguda ou prévia por dengue e por isso pode ser realizado nas seguintes situações:
- Identificar a infecção em pessoas que estão com sintomas há mais de 5 dias;
- Avaliar se a pessoa está apta para receber a vacina da dengue.
A imunização contra a dengue é indicada somente para indivíduos que já foram infectados pelo vírus e, desta forma, apresentam sorologia positiva para a doença.
Existe apenas uma vacina contra a dengue registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que está disponível na rede privada. A vacina é indicada para pessoas entre 9 e 45 anos de idade.
A Promofarma oferece exames de dengue!
Está com suspeita de dengue? A Promofarma oferece os dois principais exames para o diagnóstico da infecção: o exame de dengue NS1 e o exame de dengue IgM e IgG, ambos da Hilab.
A Hilab é um laboratório de análises clínicas especialista em exames remotos. Para fazer estes exames, apenas algumas gotas de sangue, coletadas da ponta do dedo, são necessárias. A amostra é colocada em uma cápsula, inserida no dispositivo e enviada através da internet para o laboratório Hilab, onde uma Inteligência Artificial e especialistas em análises clínicas analisam o resultado. O laudo assinado é enviado diretamente para o celular em até 30 minutos.
Consulte nossos farmacêuticos e saiba qual exame é o mais indicado para a sua situação.
Referências bibliográficas:
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Diretoria Técnica de Gestão. Dengue : diagnóstico e manejo clínico: adulto e criança / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Diretoria Técnica de Gestão. – 4. ed.– Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 80 p.
PIA. Paraná Inteligência Artificial. Brasil – Situação Epidemiológica – Dengue, Chikungunya e Zika. Disponível em: <https://www.saudedoviajante.pr.gov.br/Noticia/Brasil-Situacao-Epidemiologica-Dengue-Chikungunya-e-Zika>. Acesso em: 03 de março de 2022.